BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

domingo, 4 de outubro de 2009

ROTEIROS DO BRASIL

"Assim, como forma de promover o desenvolvimento do turismo regionalizado em todo o País e fortalecer a gestão descentralizada e participativa da Política Nacional de Turismo, conceitos que orientam as ações do MTur desde a primeira versão do PNT, estruturou-se, a partir de 2004, a gestão do Programa de Regionalização — Roteiros do Brasil, de modo participativo e descentralizado, para ordenar e diversificar a oferta turística nacional.

Constituindo um Macroprograma do PNT 2007/2010, o Programa de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil propõe a estruturação de roteiros turísticos intermunicipais nas regiões turísticas brasileiras, com base nos princípios da cooperação, integração e sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e político-institucional.

Em 2006, como resultado do Programa de Regionalização foram apresentados no Salão do Turismo — Roteiros do Brasil, 396 roteiros turísticos, envolvendo 149 regiões turísticas e 1.207 municípios de todas as unidades da Federação.

Desses 396 roteiros, 87 foram priorizados pelas unidades da Federação, para obtenção de padrão de qualidade internacional e, conseqüentemente, promoção do alcance das metas do PNT. Assim, o foco de atuação do Ministério do Turismo, em especial do Programa de Regionalização do Turismo e suas entidades parceiras em âmbitos nacional, estadual, regional e municipal são os 87 roteiros que contemplam 474 municípios de 116 regiões turísticas."

Fonte: www.turismo.gov.br/regionalização -
OBS. estas informações estão disponíveis no Relatório Brasil ( Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional ).